Data de Publicação: 6 de fevereiro de 2009
O Maranhão registrou o menor foco da doença conhecida como ferrugem asiática de soja na safra 2008/2009. Apenas um caso foi registrado na região de Balsas e em área não comercial de ensaio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen). A doença já apareceu em 11 estados brasileiros.
De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, já foram registrados na atual safra 464 casos de ferrugem asiática no país, liderado por Goiás, com 152 ocorrências, justamente o estado onde se verificou o primeiro foco no Brasil, dia 18 de novembro do ano de 2008, no município de Senador Canedo.
Além de Maranhão e Goiás, a ferrugem asiática já atingiu lavouras de soja, nos estados do Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
Na safra passada (2007/2008), o Maranhão também registrou poucos casos de ferrugem asiática, somente oito, ao lado de Rondônia. Naquele período, apresentaram menos focos os estados de Tocantins (5) e São Paulo (7). No total, a safra fechou com 2.106 ocorrências, sendo o Paraná responsável por 1.038.
Nenhum comentário:
Postar um comentário