29 março 2009

Plantio direto de hortaliças movimenta Minas Gerais

Tecnologia consagrada na produção de grãos, o plantio direto começa a ser adotado no cultivo de hortaliças. Segundo o pesquisador Nuno Rodrigo Madeira, da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), essa prática apresenta vantagens, como a redução na mecanização, maior eficiência no uso da água, conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, minimização dos processos erosivos e redução de custos.

Na terça-feira ( 31) essa tecnologia será apresentada em um dia de campo sobre plantio direto de hortaliças sobre palhada. O evento, promovido pela Embrapa Hortaliças, Emater-MG e pelas empresas Sakata e Nutricampo, será realizado na Fazenda Sítio do Alto, no município de Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante o dia de campo serão realizadas visitas à área de plantio direto, além de palestras sobre essa tecnologia e sobre irrigação e sementes. O dia de campo começa às 13h30 e as inscrições serão feitas no local do evento.

Tecnologia deve ganhar MG

Nuno Madeira também vai apresentar, no dia 1º de abril, em Carandaí, uma palestra sobre plantio direto de hortaliças a técnicos da Emater-MG e além de realizar uma reunião com produtores de Carandaí, Barbacena e Ressaquinha.

O objetivo é levar essa tecnologia à região, que conta com expressiva produção de brássicas. Segundo o pesquisador, a Emater-MG já incluiu como metas para 2009 a implantação de unidades demonstrativas de plantio direto em hortaliças nesses locais. Ele explica que está prevista para maio uma visita ao município de Tocantins, tradicional na produção de tomate, berinjela, vagem, jiló e pimentão na Zona da Mata Mineira.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)
Embrapa Hortaliças
Contatos.: (61) 3385-9109
marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário