O presidente da Câmara Setorial de Insumos, Cristiano Simon, alerta os produtores para que adquiram logo os fertilizantes para o plantio da próxima safra, para que afastem qualquer risco de escassez - e com ela alta de preços - destes produtos no segundo semestre. Por enquanto, o estoque de passagem de cerca de 5 milhões de toneladas está garantindo o abastecimento.
Segundo Simon, há uma escassez de crédito para as indústrias importarem as matérias-primas necessárias à fabricação destes insumos. Para se ter uma idéia, a queda na internalização destes componentes foi da ordem de 87,6% no primeiro bimestre de 2009, comparado ao mesmo período de 2008. Lembrou que a liberação de aproximadamente R$ 2 bilhões do Banco do Brasil para o setor no início do ano é pouco e são necessários mais recursos.
A queda na produção nacional foi de 32% nos primeiros dois meses de 2009. Mas em termos de vendas o presidente da Câmara aposta na repetição do desempenho de 2008, que fechou com uma comercialização de 23 milhões de toneladas de fertilizantes. "O mercado deverá reagir nos próximos meses mas é imprevisível apostar em volume de vendas", completou Simon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário