12 abril 2009

Cuidados básicos para obter uma boa safra de mandioca

Os especialistas identificam três fatores que podem ser decisivos para uma boa colheita no plantio da mandioca. São eles, a seleção da maniva, o plantio da mandioca em espaçamento correto e a capina manual. A importância desses três pontos do manejo da cultura da mandioca foram escolhidos pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, em Belém do Pará, como os que determinam a qualidade e a produtividade de uma plantação. Chamado pelos pesquisadores da Embrapa como o trio da produtividade, esses três fatores têm grande importância para o sucesso de uma lavoura de mandioca.
A seleção das manivas é importante porque são elas que vão formar as novas plantas do mandiocal. Portanto, devem ser fortes e sadias. O espaçamento adequado garante o bom desenvolvimento das plantas. O plantio correto é mais adequado é de um metro por um metro. E as capinas eliminam as plantas daninhas que competem com a mandioca por nutrientes e água. A capina manual deve ocorrer, sistematicamente, durante os primeiros 150 dias após a implantação da cultura.
O técnico da Embrapa Amazônia Oriental, Moisés Modesto, afirma que “esse é um sistema indicado para os agricultores familiares. As práticas são fáceis de serem adotadas, permitem o aumento de produtividade e a redução das perdas na colheita”. Adotando as recomendações quanto a esses três fatores, o produtor consegue fazer um bom cultivo de mandioca na mesma área por dois ou três anos.

A maior dificuldade para a implantação do trio da produtividade é selecionar as manivas de boa qualidade. Se o produtor não ficar atento a essa etapa, o resultado é a implantação de um mandiocal com plantas fracas, mais propensas a doenças. Já o espaçamento e a capina são procedimentos simples e que não exigem grandes gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário