23 abril 2009

Governo de SP divulga levantamento completo sobre agropecuária no estado


O governador José Serra apresentou nesta quarta-feira (22/04) os resultados do Lupa - Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária - com informações detalhadas sobre toda a produção agropecuária do estado de São Paulo.

O censo, feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento entre 2007 e 2008, é a maior análise do setor rural estadual já realizada e está disponível na internet. 'O censo é um importante diagnóstico da produção agrícola e importante apoio para a formulação de políticas públicas', afirmou o governador, durante a cerimônia.

O site do Lupa permite que as informações sejam visualizadas com detalhamento. É possível verificar os dados completos do estado ou checar o material por região, com a ajuda de um mapa, ou até mesmo em cada um dos municípios. Há informações sobre estrutura fundiária, ocupação do solo, culturas, maquinário e benfeitorias, com inúmeras possibilidades de cruzamento de dados. O último levantamento deste tipo foi feito em 1996/97.

Para o levantamento de dados utilizados no Lupa 2009, foram entrevistados produtores rurais de 324.720 unidades de produção agropecuárias. A área de cobertura aumentou em relação ao último censo, totalizando mais de 20 milhões de hectares nos 645 municípios do estado. O trabalho de pesquisa, coordenado pelo IEA - Instituto de Economia Agrícola - e pela Cati - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - envolveu aproximadamente 3 mil funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de Prefeituras Municipais.

Com o Lupa é possível observar, por exemplo, que dois terços das propriedades rurais do estado têm, hoje, até 500 hectares e são consideradas, portanto, até médios produtores. É possível avaliar também que há uma maior divisão da terra, já que a área média das propriedades caiu de 72 para 63 hectares.

Outra conclusão é que a cultura de cana-de-açúcar, que hoje ocupa 31% das unidades de produção agropecuária, substituiu a cultura do milho, que ocupava 30 % do total no levantamento anterior. Destaca-se ainda que o crescimento na área de lavouras (temporárias, perenes e reflorestamento) de 34% para 44% da área total, foi acompanhado por um crescimento da área de vegetação natural, que passou de 10% para 12%. Ao mesmo tempo, ocorreu uma redução na área de pastagem, de 51% para 39%.

No entanto, a diminuição no tamanho do rebanho bovino foi menos que proporcional, o que aponta ganho de eficiência no manejo da pecuária paulista. Também ocorreu aumento no número de propriedades que utilizam práticas de conservação de solo de 147 mil para 180 mil.

Todas as informações do Lupa estão disponíveis para consulta no site da secretaria de agricultura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário