10 maio 2009

Medidas que ajudam a evitar a erosão do solo em períodos chuvosos

O contato direto da água da chuva desagrega as partículas do solo, dificultando a infiltração da água. A intensidade da chuva e o relevo do terreno também contribuem para carregar a camada superficial e mais fértil do solo. Algumas medidas que podem evitar a erosão são o plantio direto, o manejo da capoeira sem fogo e uso de leguminosas.

A recomendação dos pesquisadores da Embrapa Acre é de que haja um controle equilibrado das microbacias hidrográficas. As microbacias são áreas de capação, armazenamento e escoamento de águas. O manejo inadequado dessas áreas causa erosão, assoreamento ou perda da mata ciliar.

Para que o pequeno produtor possa evitar a erosão é fundamental evitar que o solo fique descoberto. Outro elemento eficiente, mas ainda pouco usada, é o terraço. O terraço é uma barreira que divide o declive do solo, reduzindo a velocidade da enxurrada. Essa estratégia, associada a outros elementos como cobertura do solo, reflorestamento das áreas de captação e recomposição da mata ciliar, ajuda a conter a degradação do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário