11 junho 2009

Cuidados para evitar intoxicação por agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater pragas. Também são chamados de praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, agroquímicos ou biocidas. Normalmente são utilizados na agricultura com objetivo de controlar insetos, fungos, ácaros, ervas daninhas, etc; na pecuária, para controle de carrapatos, pulgas, mosca-do-chifre. Em uso domiciliar, os agrotóxicos são udados para matar pulgões e larvas em plantas, eliminar cupins, ratos, baratas, algas em piscinas, e carrapatos e pulgas em animais.

Todos os agrotóxicos são potencialmente perigosos, podem causar danos à saúde de pessoas, animais e ao meio ambiente. São produtos de uso e manuseio humano que mais provocam a morte das pessoas que se intoxicam em contato direto no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. E no contato indireto, com a contaminação de água e alimentos ingeridos.

A ação deles no organismo acontece porque os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Os principais sintomas de contaminação podem ser identificados pelas reações. No caso de intoxicação aguda, os sinais visíveis são náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarreia, chegando até coma e morte. Para os casos considerados de intoxicação crônica, os sintomas são distúrbios comportamentais como irritabilidade, ansiedade, alteração do sono e da atenção, depressão, cefaleia (dor de cabeça), fadiga, parestesias, que é um formigamentos. Leia mais sobre intoxicação por agrotóxicos na seção AGRICULTURA, neste site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário