05 junho 2009

Mandioca é importante cultivo na pequena propriedade rural

A produção de mandioca no Brasil só fez aumentar nos últimos 30 anos. Os dados revelam que a safra saiu de uma produção de 97 milhões para 170 milhões de toneladas de raiz. Os pesquisadores da Embrapa Centro-Oeste do Brasil confirmam que esse crescimento se deve ao melhor uso de áreas em pequenas propriedade rurais.

Para que o plantio da mandioca seja bem-sucedido, a faixa ideal de temperatura ambiente deve estar entre 18 e 35°C. Isso significa dizer que a planta pode se dá muito bem na região semiárida e também no centro-oeste brasileiro, onde há precipitações pluviométricas razoáveis, de 1.000 a 1.500 mm/ano, necessárias para os primeiros cinco meses de cultivo. Os solos devem ser soltos e profundos, de preferência arenosos, que facilitam o crescimento das raízes, a drenagem e a colheita.

O bom desenvolvimento das raízes depende ainda de um adequado preparo do solo, que visa melhorar as condições físicas para a germinação das manivas, crescimento das raízes e brotação das partes vegetativas. O agricultor também deve ter cuidado com o controle do mato e fazer adubações orgânicas e fosfatadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário