O prazo para que os produtores se adequem às normas do novo Padrão Oficial do Arroz foi prorrogado para 1º de março de 2010. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz já havia solicitado a mudança à Secretaria de Defesa Agropecuária. “O objetivo é que os produtores não comprem um produto por um valor e vendam por outro. Além disso, é importante que saibam quais variedades plantar, para que, na hora da colheita, não sejam pegos de surpresa com o novo padrão do arroz”, explicou o presidente da Câmara, Francisco Lineu Shardong, que se reuniu com representantes do setor, nesta quarta-feira (03/06), em Brasília.
No encontro ficou decidido que os membros de cada estado vão se reunir, até o dia 10 de setembro, para apresentar os detalhes técnicos e chegar ao consenso sobre a Instrução Normativa n° 6, que trata do Padrão Oficial do Arroz.
De acordo com a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - para a safra 2008/2009, a produção de arroz deverá alcançar 12,8 milhões de toneladas, as importações 950 mil toneladas e as exportações 500 mil toneladas.Segundo a responsável pela gerência de Alimentos Básicos, da Superintendência de Gestão da Oferta da Conab, Regina Santos, leilões de contrato de opção para o arroz já são realizados desde abril de 2009, houve antecipação de contratos de opção para junho e há disponibilidade de recursos do governo para compra do produto por meio de AGF - Aquisição do Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário