08 junho 2009

Práticas preventivas ajudam a controlar a erosão no solo da propriedade rural

A erosão acontece muito em regiões onde as chuvas são mais intensas, como por exemplo, no norte do país. E, ao contrário do que muitos pensam, a região nordeste também sofre com a erosão pois apesar das chuvas serem escassas, quando ocorrem, são bem fortes.

A partir da década de 70, os problemas de erosão começaram a aumentar por causa do cultivo intenso de grãos e hortaliças - culturas que precisam de grande movimentação do solo na fase de preparo. Mas com técnicas simples e de fácil adoção, o produtor rural pode evitar esse transtorno na sua propriedade. É o que explica o pesquisador da Embrapa Solos, Aloísio Andrade, “o sistema de plantio direto tem se mostrado bastante eficiente para controlar a erosão”, explica o pesquisador.

Nesse sistema, o produtor deve evitar revolver a terra antes do plantio, adotar a rotação de culturas e aproveitar a palhada da cultura anterior como cobertura do solo. Todas essas técnicas, além de proteger o solo contra erosão, também tornam o solo mais fértil.

Outra recomendação importante é que o produtor deve adotar práticas que evitem o acúmulo de água e a formação de enxurradas. A escolha de culturas adaptadas ao clima da região e a realização de análises do solo para posterior adição de corretivos são outras dicas úteis orientadas pelo pesquisador Aloísio Andrade. Mas a melhor dica para o produtor rural é simples: adotar medidas preventivas para evitar a erosão do solo, pois é muito mais barato fazer o manejo adequado da terra do que gastar dinheiro depois tentando recuperar solos degradados pela ação das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário