27 junho 2009

Produtor já pode plantar batata própria para fritura

A nova cultivar de batata para fritura é a BRS Ana. É uma cultivar desenvolvida especialmente para melhorar o desempenho na forma industrial e em restaurantes e lanchonetes. Quando comparada com outras batatas, a BRS Ana apresenta maior resistência a doenças e tolerância à seca, uma vez que necessita de bem menos água em relação às outras variedades.

Ela foi desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Rio Grande do Sul, em parceria com a Embrapa Hortaliças, de Brasília, e a unidade de Transferência de Tecnologia de Canoinhas, em Santa Catarina. No Brasil, predominam cultivares importadas, especialmente da Europa. São cultivares de aparência bonita, mas que, na sua maioria, não se bem adaptados para a produção de batata frita. Segundo o pesquisador Arione Pereira, da Embrapa Clima Temperado, essa cultivar vem ao encontro de uma antiga necessidade dos produtores.

Os estudos para consolidar a cultivar BRS Ana como alternativa viável de batatas para frituras, duraram 16 anos. Atualmente, a Embrapa realiza testes complementares em regiões de produção, envolvendo produtores de todo o país. O objetivo é verificar se a BRS Ana atende às expectativas dos produtores que já plantam essa variedade em suas propriedades. “A batata frita se caracteriza por duas partes básicas. Primeiro, ela tem de ter bastante massa, para fritar absorvendo pouca gordura e ficar crocante. Segundo, no momento da fritura, ela não pode escurecer, portanto, não deve ter um teor grande de açúcar”, destaca o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário