O Circuito Zona da Mata de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta foi criado para buscar alternativas de recuperação do solo, aumento da sustentabilidade e da produtividade agrícola e pecuária da região. O trabalho, iniciado há dez anos pela UFV – Universidade Federal de Viçosa –, em parceria com a Emater-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais –, SEAPA – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico –, visa recuperar as pastagens da Zona da Mata Mineira por meio de plantio direto de palha.
O circuito Integração Lavoura-Pecuária e Floresta é uma técnica que busca a recuperação do potencial produtivo das áreas degradadas com a utilização da área durante todo o ano. “Para recuperar as pastagens, os produtores estavam utilizando técnicas inapropriadas e assim estavam causando a erosão devido à utilização de implementos de revolvimento do solo. Com a integração lavoura, pecuária e floresta, o plantio direto é a solução para a recuperação das pastagens”, explica o coordenador técnico da Emater-MG de Viçosa e um dos organizadores do Circuito Zona da Mata, Rogério Jacinto Gomes.
De acordo o agrônomo Lino Roberto Ferreira, professor da Universidade Federal de Viçosa e um dos coordenadores do projeto Zona da Mata, outra inovação que vem sendo muito utilizada no sistema lavoura-pasto é plantio de eucalipto, neste consórcio. “Seu cultivo, evita a erosão do pasto, favorece a circulação subterrânea da água e pode ser comercializado para a produção de madeira e carvão”, afirma o pesquisador.
Os benefícios do sistema de produção integrada estão sendo apresentados no 2º Circuito Zona da Mata Integração Lavoura-Pecuária e Floresta. O lançamento do Circuito aconteceu no dia 25 de abril, em Viçosa, e reuniu técnicos, estudantes, produtores, autoridades governamentais e parceiros. Os participantes tiveram a oportunidade de ver na prática uma lavoura de milho consorciada com eucalipto, plantados numa área que era de pastagem. Os encontros vão prosseguir até hoje (16/06), alcançando 21 municípios, com palestras sobre fundamentos do sistema, demonstrações e contatos entre os representantes dos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário