27 julho 2009

Lula pede estímulo às exportações para a América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dos ministros da área econômica mais atenção com as exportações. O assunto foi discutido nesta segunda, dia 27, durante a Reunião de Coordenação Política, em Brasília.

No encontro a portas fechadas, o presidente Lula afirmou que está preocupado com as exportações. Ele pediu que os ministros da área econômica reforcem políticas de apoio aos principais setores responsáveis pelas vendas externas brasileiras.

— Nós temos que reforçar o nosso esforço de exportar mais para a América Latina, para a África, Ásia, China, e a China está crescendo a um ritmo de 8,5% e isso é um indicativo — disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

De volta das férias, o ministro Guido Mantega avaliou a situação econômica do país. Segundo Paulo Bernardo, a expectativa do governo é que o PIB Brasil cresça entre 3,5% e 4% até o final de 2009.

— Nós tivemos maus indicadores no 1º semestre causados pela crise econômica internacional, mas todos os indicadores estão em processo de melhora e mais do que isso nós temos estamos convictos que vamos ter uma situação de retomada muito boa para não usar expressão maior muito boa, retomada da economia no segundo semestre — completou Bernardo.

A crise no Senado também foi discutida na reunião. Na avaliação do governo, o apoio ao afastamento temporário do presidente do Congresso, José Sarney, foi restrito a alguns senadores do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário