A qualidade do pedúnculo, que é a parte da polpa do caju, e da castanha devem seguir padrões de qualidade no tamanho, cor e boa aparência. Muito usado para fazer sucos e doces, o caju deve ser bem processado. O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, no Ceará, Carlos Farley, orienta os produtores sobre os cuidados na hora da colheita, do transporte e do armazenamento dos cajus. “O caju deve ser colhido obrigatoriamente com a mão”. Outra dica do pesquisador é em relação a hora da colheita que deve ser no início da manhã.
Além de se preocupar com o momento da colheita, o produtor deve estar atento ao armazenamento do caju, após a colheita. Essa fase é importante, pois garante ao consumidor um produto de alta qualidade. A indicação é armazenar os frutos em caixas plásticas forradas com espuma, colocando apenas uma camada de caju em cada caixa.
O transporte e a venda dos cajus também devem receber atenção dos produtores. Se o produtor não entregar o caju aos mercados no mesmo dia da colheita, o fruto deve ser mantido refrigerado à temperatura de
O produtor deve ter cuidados diferentes dependendo da destinação que vai ter o fruto. Se for para o consumo in natura, é preciso estar atento ao tamanho, a aparência e a cor, que deve ser alaranjada, com tendência a vermelha. Já os que serão processados pela agroindústria de castanha têm um nível menor de exigências e a preocupação do produtor deve ser em não processar castanhas e pedúnculos podres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário