O Brasil já superou, nos sete primeiros meses de 2009, o total de mel exportado no ano passado, com receita de US$ 43,9 milhões e 17,72 mil toneladas vendidas. Em 2008, as exportações de mel chegaram a US$ 43,57 milhões, em um total de 18,27 toneladas. Na comparação com os sete primeiros meses do ano passado, o aumento nas vendas ao exterior ficou em 99% em valor e 84% em quantidade.
De junho para julho de 2009, o preço do mel subiu de US$ 2,48 para US$ 2,54 o quilo. Os dados são de levantamento realizado pelo Sebrae e a Rede Apicultura Integrada Sustentável (Rede Apis) junto à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Para Reginaldo Resende, da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional e coordenador da Rede Apis, a notícia é bastante positiva.
– Houve aumento no preço do produto e nas exportações em um momento em que normalmente haveria queda. No hemisfério norte, onde estão nossos maiores compradores, é verão e normalmente o grande consumo deste produto ocorre no inverno – assinala Reginaldo.
Na opinião do coordenador, a não ocorrência de queda nas vendas e o aumento nos preços, em relação ao ano passado, podem indicar que os estoques de mel no mercado internacional estejam abaixo dos níveis normais, uma vez que este mercado apresenta poucos importadores, que determinam as cotações de preços.
Joelma Lambertucci, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), diz que o aumento na produção se relaciona, entre outras causas, ao fato de as empresas brasileiras já atenderem às normas para exportar à Europa.
– Com o fim do embargo ao mel brasileiro na Europa, boa parte das empresas passou 2008 em processo de adequação às normas exigidas pelo Ministério da Agricultura. O importante é que o Brasil conseguiu mostrar ao mundo que pode fornecer um mel de excelente qualidade – ressalta.
Onze Estados brasileiros exportam mel. São Paulo é o campeão, com o valor de US$ 11,98 milhões. Em seguida, vêm Ceará (US$ 8,16 milhões), Rio Grande do Sul (US$ 6,56 milhões) e Santa Catarina (US$ 5,70 milhões). Nos sete primeiros meses deste ano, o preço médio do mel foi de US$ 2,48/kg, superior aos US$ 2,29/kg pagos no mesmo período de 2008.
Os dados revelam que no período analisado o maior consumidor do mel brasileiro são os Estados Unidos. Os americanos compraram US$ 28,01 milhões, o equivalente a 63,8% das exportações do produto.
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