Consolidada como uma das maiores empresas de aguardente do Brasil, com capacidade instalada para a produção de 126 milhões de litros da bebida por ano, nos últimos tempos a Ypióca tem diversificado suas áreas de atuação ao investir em segmentos como agropecuária, papelão e água mineral. A mais recente aposta do grupo é o etanol, e, para isso, foi inaugurada em outubro, na cidade de Jaguaruana, CE, uma fábrica capaz de produzir 50 milhões de litros do produto anualmente.
Para a construção da unidade, adequada também à produção de cachaça, foram investidos R$ 80 milhões, sendo 60% deste valor para a aquisição de equipamentos para os 100 mil metros quadrados de área industrial. 'É a mais moderna fábrica de aguardente e álcool do Brasil, pois é a única inteiramente computadorizada', afirma José Paulo dos Santos, gerente de engenharia do grupo.
Este ano, a estimativa é de que sejam processadas 100 mil toneladas de cana-de-açúcar no local. Em 2012, quando a fábrica estiver com sua capacidade máxima, serão 700 mil toneladas. 'O Ceará importa 152 milhões de litros de álcool por ano. Vamos abastecer quase 50% do mercado do estado', afirma Everardo Ferreira Telles, presidente da Ypióca. Para isso, 20 milhões de litros de álcool serão produzidos na fábrica localizada em Paraipaba, também no Ceará.
A nova unidade possui tecnologia para a produção de aguardente, etanol, álcool neutro e álcool anidro, o que, de acordo com Aline Telles, diretora de marketing da empresa, garante segurança para os negócios do grupo. 'A fábrica de Jaguaruana é preparada para atender às tendências do mercado', diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário