É a primeira vez que o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - registra o desempenho da agricultura familiar no país. A constatação é de que o segmento está produzindo mais em menor área. De acordo com levantamento de 2006 feito pelo IBGE, este segmento da agropecuária emprega quase 75% da mão-de-obra no campo e é responsável pela segurança alimentar no País.
Os números levantados demonstram um acerto nas políticas de incentivo à agricultura familiar. Segundo o ministro interino do Desenvolvimento Agrário, Daniel Maia, “Isso nos permite identificar que este movimento, constatado pelo Censo, é importante para a agropecuária brasileira e para a economia brasileira”.
Importantes itens da cesta básica brasileira são resultado do trabalho de agricultores familiares: 70% do feijão, 87% da mandioca e 58% do leite. Conforme o Censo de 2006, são mais de 4 milhões e 300 mil estabelecimentos de agricultura familiar no Brasil.
Eles representam cerca de 85% dos 5 milhões e 100 mil estabelecimentos agrícolas, ocupam mais de 24% da terra cultivada no País e respondem por quase 40% do valor total da produção, especialmente de produtos que garantem a segurança alimentar dos brasileiros, como também milho, café, arroz, trigo, suínos, aves e bovinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário