A CitrusBR - Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos - que representa as indústrias de suco brasileiras, encomendou ao Markestrat - Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia - a realização do que deve ser o maior mapeamento já feito sobre a citricultura brasileira.
O trabalho - que deverá estar concluído no final de fevereiro de 2010 - incluirá dados como consumo mundial, perspectiva de novos mercados, evolução da produção, número de propriedades produtivas e fornecedoras para a indústria, produtividade, além de outros indicadores.
Segundo o professor Marcos Fava Neves, que dirige a Markestrat, há um desconhecimento por parte de todo o setor e da opinião pública sobre o tamanho da cadeia produtiva da laranja e sua importância econômica e social. 'Com este trabalho de mapeamento e quantificação será possível fornecer um mapa completo e detalhando, pois vai especificar a participação do setor no PIB, consolidando indicadores atuais na geração de emprego, renda e contribuição de impostos”, diz.
O presidente da CitrusBr, Christian Lohbauer, destaca que o objetivo desse trabalho, ao consolidar um importante banco de dados, é construir uma convergência de posições dos participantes da cadeia, favorecendo o desenvolvimento de ações conjuntas. 'Também será uma base para transformarmos o debate sobre a citricultura, saindo de conceitos equivocados e caminhando em busca de uma agenda positiva que beneficie a todos os participantes”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário