23 novembro 2009

Embrapa deve colaborar com desenvolvimento da agricultura iraniana

A cooperação entre a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - e sua correspondente iraniana está prevista em um dos acordos assinados nesta segunda-feira (23/11) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad.


Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a semelhança entre o clima do Irã e o semiárido brasileiro favorece o acordo. Ele disse que os iranianos estão interessados no plantio de laranja e, para isso, pretendem usar pesquisas que os cientistas brasileiros já desenvolvem na área.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, o Brasil é o maior parceiro comercial do Irã, fornecendo 80% das importações do agronegócio. Ele afirmou que os últimos dados computados são de 2007 e mostram que 63% do óleo de soja, 80% do milho, 88% da carne bovina, 96% do açúcar e mais de 99% da carne de frango consumidos pelos iranianos são produzidos aqui.

Porto disse que a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - está preparando uma missão comercial para o Irã em março do próximo ano. “Eles podem trazer para cá fábricas e máquinas para processar alimentos antes de serem exportados para o Irã. Também pode haver troca de fertilizantes nitrogenados por grãos brasileiros”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário