Aumentar o número de propriedades orgânicas certificadas de 140 para 440 em 2010. Essa é uma das principais metas da Gerência de Agricultura Orgânica da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo.
Hoje, o estado conta cerca de 2.600 hectares de terra destinados à agricultura orgânica certificada. A produção gerada fica em torno de 100 toneladas ao mês de olerícolas, mil toneladas de frutas e 8 mil saca ao ano de café beneficiado.
No plano de ações de 2010 para a agricultura orgânica, mais 300 propriedades, que já estão fase de transição, devem adotar essa prática de cultivo no estado, somando mais 5.400 hectares de terra, o que elevaria para um total de 8 mil hectares, e para 2.500 toneladas ao mês de produtos.
“A base do nosso trabalho é a agricultura, e milhares de capixabas dependem dessa atividade. Agora, nosso desafio é ampliar esforços e ações para a produção de alimentos saudáveis, com foco no meio ambiente, de forma que os produtores tenham fonte de renda e vivam com qualidade de vida no interior do Espírito Santo”, afirma o secretário estadual de agricultura, Enio Bergol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário