27 março 2011

Agricultor ganha mais produzindo leite orgânico




             A produção de leite orgânico pode remunerar até 50% a mais em relação ao produto convencional cujo valor pago é de R$ 0,80 por litro, enquanto com o orgânico o produtor pode ser remunerado com até R$ 1,20 por litro. A produção de leite orgânico registrada em 2010 chegou a quase 5,5 milhões de litros, o equivalente a 1% do comércio total do produto. Produzido em sistema diferente do processo habitual, representa uma fonte de renda alternativa para o agricultor. É uma variedade da bebida tradicional sem resíduos químicos a preços atrativos, porém com os mesmos valores nutritivos do convencional.
               Para o pesquisador da Embrapa, João Paulo Guimarães Soares, “a mudança do sistema produtivo pode ser bastante positiva, já que estudos mostram que o leite orgânico é valorizado no mercado e o preço chega a ser 50% maior do que o convencional em algumas regiões”, explica.

            Para adotar o sistema orgânico de produção é necessário ter, no mínimo, um período de 12 meses de manejo sustentável necessários para a conversão, principalmente das pastagens. Somente depois desse período, o produto é considerado orgânico. A produção de leite no sistema orgânico ainda é em pequena escala. Isso acontece porque existirem poucos produtores certificados no Brasil, adequados à Lei 10.831 e à Instrução Normativa nº 64 do Ministério da Agricultura. Os custos de produção são menores, pois o produtor usa menos insumos. Esse sistema evita a utilização de máquinas agrícolas, trabalha com plantio direto e compostos orgânicos, porém, exige mão-de-obra maior e mais qualificada.

Fonte: Nordeste Rural

         Matéria que achei muito interessante, além da agricultura orgânica a pecuária orgânica vêm mostrando sua potencialidade, é um bom negócio futuro para as grandes cidades, já que é um produto caro tendo em vista o preço agregado pela não utilização de agrotóxicos e afins..

        Mas deve haver um trabalho maior na divulgação dos benefícios no consumo destes produtos.Para aumentar a taxa de consumo, conseqüentemente alavancar um aumento na produção.




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