Esse tipo de adubação diminui o uso de produtos químicos no solo, o desgaste provocado pela ação da chuva e também ajuda o solo a reter mais nutrientes. A adubação verde pode ser adotada por meio de plantios no sistema de associação de culturas. Nesses casos, o agricultor adota o cultivo de espécies que mantêm e até melhoram as características do solo, como as leguminosas, por exemplo, plantas bastante usadas na adubação verde.
Os chamados citros são um grupo grande de plantas representado por frutas como laranjas, tangerinas, limas e limões. Para melhorar a produção dos citros é indicado o uso da adubação verde, técnica em que o produtor usa leguminosas para o enriquecimento do solo. “Um solo protegido pelas leguminosas no período das chuvas promove melhor infiltração e retenção de água”, exemplifica o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Joésio Luiz dos Anjos.
O pesquisador Joésio dá mais detalhes sobre as vantagens dessa técnica para a melhoria da produção de citros. Segundo ele, a adubação verde diminui o uso de produtos químicos no solo, ajudando-o a reter mais nutrientes e contribuindo para a diminuição do desgaste provocado pela ação da chuva, pelo excesso de sol e de outros fatores.
A técnica ajuda o produtor a preservar o meio-ambiente, praticando uma agricultura sustentável pois, conforme explica Joésio, “esses adubos verdes promovem a redução de 50% ou mais de fertilizantes nitrogenados, o que reduz muito o custo e os efeitos da adubação. E também o controle do mato pela adubação verde contribui bastante para a proteção do solo e a diminuição do uso de herbicidas nos pomares”.
Nordeste Rural
Pr IO
Nenhum comentário:
Postar um comentário