É a citronela, um capim originário da Ilha de Java, na Indonésia que é rica em citronelal e geraniol. As duas substâncias provocam um cheiro cítrico muito parecido com o eucalipto. Ela vem sendo usada, no nordeste como repelente de mosquitos. A fórmula para produzir a tintura e a loção da citronela foi desenvolvida pelo professor Larry Barbosa, um especialista em botânica e hoje aposentado pela Universidade Federal do Ceará.
O professor Larry desenvolveu duas fórmulas. Uma para uma tintura de uso doméstico para limpeza da casa e móveis e outra, uma loção para uso humano. Pode ser aplicado na pele. Uma recomendação do professor é de que tanto a loção como a tintura de citronela, depois de prontas, têm validade de 2 anos. Outro alerta é para o caso da loção, que não deve ser aplicada em crianças com menos de 12 anos de idade. E os adultos não devem tomar sol depois de aplicar no corpo.
A receita da tintura de citronela do professor Larry é feita com
A citronela, o capim, em infusão no álcool, passa por um processo chamado maceração e essa maceração vai acontecer durante um período que vai de no mínimo 8 dias e no máximo 20. Isso estará na dependência da temperatura ambiental, quanto mais quente menor o tempo. Passado esse tempo, nós vamos então coar o líquido do vidro, usando uma peneira ou pano fino e limpo. A coloração do líquido vai depender de vários fatores. Quanto mais tempo demorar a retirada da maceração, mais escuro ele vai ficando. Este produto pode ser usado diluído em partes iguais com água e passado no chão da casa, nos banheiros, soleiras, nos locais onde você acha que os mosquitos estejam atuando. Pode ser usado puro também.
Nordeste Rural
PR .IO
Nenhum comentário:
Postar um comentário