04 março 2009

Ecogerma 2009: negócios e tecnologias sustentáveis entre Brasil e Alemanha

Entre os dias 12 e 15 de março acontece a Ecogerma 2009, feira e congresso de tecnologias sustentáveis, realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com apoio do governo alemão. O objetivo é gerar negócios e apresentar idéias de novos processos e soluções inovadoras. Bens de consumo e agricultura estão entre os setores contemplados, com destaque para produtos sustentáveis, biocombustíveis e commodities agrícolas. As áreas de tecnologias ambientais, energia, pesquisa e desenvolvimento, indústria e infraestrutura também fazem parte da programação.

Durante os quatro dias da Ecogerma, os visitantes poderão circular por estandes de cerca de 150 expositores, entre empresas brasileiras e alemãs, instituições, centros de pesquisa e representantes dos governos dos dois países.

Nos dias 12 e 13, acontecerá o Congresso Ecogerma, momento para apresentar soluções tecnológicas e políticas governamentais e empresariais sustentáveis, com presença de ministérios alemães e brasileiros, além de instituições de pesquisa. Ao todo, serão oito simpósios, que contemplarão, entre outros, temas que se ligam diretamente ao campo e ao meio ambiente: produção sustentável e certiificação de biomassa para geração de energia, proteção de florestas tropicais, gestão das águas e de resíduos, e mercado de carbono.

Haverá ainda uma Rodada de Negócios no dia 14, na qual expositores alemães se reunirão com empresas, instituições e centros de pesquisa brasileiros em busca de cooperação para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para gerenciamento ambiental; engenharia agrícola; e eficiência energética; entre outras áreas.

Segundo projeções feitas pela consultoria alemã Roland Berger Strategy Consultants, o segmento de meio ambiente e sustentabilidade deve crescer mundialmente cerca de 5,4% ao ano até 2020, alcançando um volume de 2,2 trilhões de euros. A Alemanha é um dos líderes em tecnologias nesse mercado e vê o potencial do Brasil para expandir e diversificar investimentos no setor, tanto nas áreas em que há carência tecnológica - como tratamento de água e resíduos - quanto onde o país desponta, caso da produção de etanol e demanda por biodiesel. No evento, a consultoria alemã apresentará resultados de um estudo inédito no Brasil, feito com apoio da Câmara Brasil-Alemanha, para dimensionar o tamanho e as características do mercado sustentável brasileiro. Interessados em visitar a Ecogerma 2009 podem se inscrever pelo site www.ecogerma.com

. Para participar do congresso, a taxa de inscrição é de R$20,00 e o formulário está disponível no site da Câmara Brasil-Alemanha .

A feira acontecerá no Transamérica Expocenter, que fica na Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, zona sul da capital de São Paulo. Já o congresso será realizado no Centro de Convenções do Hotel Transamérica, na Av. Nações Unidas, 18591, também em Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário