A Petrobras quer entrar no mercado nacional de produção de etanol. O objetivo da estatal é abocanhar 20% do mercado nos próximos anos, segundo disse nesta quarta-feira (04/03) o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, em entrevista à imprensa na sede da empresa. Ele também reafirmou que a subsidiária da Petrobras foi contemplada no Plano de Negócios 2009-2013 da empresa com investimentos de US$ 2,4 bilhões.
De acordo com Kardec, a empresa pretende disputar o mercado de etanol já existente, até porque, segundo ele, a perspectiva é de que a demanda por álcool venha a crescer ainda mais, o que permitiria à estatal comercializar parte da produção no mercado interno - sem voltar as costas para a exportação do produto, principalmente para a Ásia.
A expectativa da Petrobras Biocombustíveis é chegar a 2013 exportando 1,9 bilhão de litros e comercializando outros 1,8 bilhão de litros no mercado interno. Kardec disse ainda que a meta é fechar parcerias com empresas privadas, em que a participação da estatal seja preponderante e não majoritária. “Nossa intenção é de que a nossa participação não seja tão insignificante como a que chegamos a ter no setor petroquímico (em torno de 5%), mas que também não tenhamos participação majoritária. O ideal é que tenhamos nos empreendimentos participação entre 20% a 40%”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário