A desidratação de frutas e hortaliças é uma técnica que ajuda o agricultor a reduzir perdas no armazenamento, transporte e comercialização dos produtos, que ganham maior tempo de vida com a retirada da água. A secagem artificial permite a obtenção de frutas e hortaliças com melhor qualidade do que as obtidas por exposição direta ao sol. O uso desse equipamento permite não só a diminuição do tempo de secagem, como também o controle das condições sanitárias. O produto fica protegido contra poeira, ataque de insetos, pássaros e roedores.
Agora já existe um equipamento especial que ajuda as famílias de produtores rurais e os empreendedores, a desidratar frutas, hortaliças e condimentos de uma maneira fácil e muito acessível pois a construção do equipamento é relativamente fácil.
A máquina é de pequeno porte e foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro. O secador, como explica o pesquisador Félix Cornejo é um sistema de funcionamento e de construção, simples. Utilizando principalmente a madeira para sua construção, o secador é constituído por dois compartimentos, inferior e superior. No inferior, estão localizados um ventilador e um conjunto de 12 lâmpadas montadas sobre uma bandeja móvel, que facilitam qualquer tipo de manutenção, desde uma simples limpeza até a substituição de lâmpadas ou fiação elétrica. No compartimento superior, estão localizadas as bandejas onde os produtos são colocadas para serem desidratados.
A Embrapa Informação Tecnológica tem à venda o Manual para Construção de um Secador de Frutas (Código 7165) e também um vídeo (Código 6556) que mostram o passo a passo da construção do equipamento e sua operação. Telefone da Embrapa: (21) 3622-9737
.
Bom dia gostaria de saber como comprar esse manual para montagem dessa secadora e qual o custo?
ResponderExcluirMeu nome é Alessandra e meu e-mail é missionaria_alessandra@hotmail.com, sem mais aguardo sua resposta.