27 abril 2009

Cultura do maracujá exige desenvolvimento de pesquisas

As novas tecnologias que permitam melhorias no sistema de produção da cultura do maracujá, visando: melhor produtividade, redução de custos e menor impacto ambiental, são desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados. Pelo menos três novas cultivares já podem ser adquiridas pelos agricultores para melhorar o desempenho dos plantios.

Para a sustentabilidade da cultura é primordial o desenvolvimento de novos materiais genéticos, mais produtivos e tolerantes a pragas e doenças. O pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, destaca as três novas cultivares prontas para a lavoura de maracujá. São as cultivares BRS Gigante Amarelo, BRS Ouro Vermelho e BRS Sol do Cerrado.

Essas cultivares desenvolvidas pela Embrapa Cerrados têm algumas características comuns, tais como: maior quantidade de vitamina C, bom rendimento de polpa e frutos apropriados para indústria e mesa, além de maior “durabilidade de prateleira”.

A BRS Gigante Amarelo produz frutos homogêneos, resistentes ao transporte e possui tolerância à antracnose e bacteriose. A BRS Ouro Vermelho produz frutos de formato oblongo e casca avermelhada e é tolerante as principais doenças foliares. A BRS Sol do Cerrado produz frutos grandes com formato oblongo e também possui tolerância às principais doenças foliares do maracujazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário