Foi o que disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante a 21ª Sessão do Comitê de Agricultura da Organização das Nações Unidas, em Roma na Itália. Segundo o ministro a soluções para a crise econômica passam pelo meio rural. O ministro do Desenvolvimento Agráriol, apresentou o conjunto de políticas públicas criadas pelo Governo Federal para incrementar a produção de alimentos no País.
“O Brasil está superando a crise porque percebeu que era necessário fortalecer a agricultura campesina, modernizá-la e criar meios de incluir os agricultores no sistema produtivo”, afirmou. O programa Mais Alimentos, criado em 2008, é um dos pilares das políticas agrícolas desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e deve aumentar a produção em 18 milhões de toneladas até 2010. O Mais Alimentos possui uma linha de crédito específica para a compra de máquinas e tratores, o que tem permitido modernizar grande parte das propriedades familiares brasileiras. Desde a implantação do Programa, em 2008, já foram comercializadas 12 mil máquinas em todo o País.
O ministro Cassel foi ácido quando comentou o resultado final da reunião do países emergentes com o G8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) para a agricultura. “A primeira reunião para agricultura da história do G8 fracassou porque era uma estrutura política antiga com uma agenda ultrapassada. Não podemos pensar no meio rural sem incluir os campesinos ou sem pensar em políticas específicas para esse setor, que no Brasil produz 70% dos alimentos consumidos diariamente”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário