A nova cultivar é resultado de pesquisa desenvolvida pelo melhorista José Flávio Lopes, da Embrapa Hortaliças, que aposta no sucesso da cultivar Curumim. "As avaliações procedidas nos estados de Pernambuco e Santa Catarina mostraram resultados bastante promissores, e acredito que um dos objetivos da pesquisa, - geração de um produto do tipo ‘cornichon’, com potencial para substituir as sementes hoje importadas – deverá ser alcançado com essa cultivar", ressalta o pesquisador.
A Curumim, é uma nova cultivar de pepino para indústria e será lançada durante a AgroBrasília 2009, que acontece na área do Programa de Assentamento Dirigido – PAD-DF no período de 15 a 18 de abril. Para o pesquisador que desenvolveu a nova semente, plantas do híbrido Curumim, apresentam um potencial de produção entre 08 a 12 toneladas por hectare, quando colhido ainda no tipo ‘cornichon’, próprios para picles – frutos que apresentam cerca de 4,0 a 5,5 cm de comprimento, 15 a 19 mm de diâmetro e peso médio de 8,7 gramas por unidade, com colheita de 26 frutos por planta, em média. "A principal característica do Curumim é o tamanho do fruto utilizado para processamento", explica o pesquisador.
A AgroBrasília é realizada no Parque Ecológico Ivaldo Cenci, localizado na área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal – PAD-DF, quilômetro 05 da BR-251. Devido ao sucesso verificado na sua primeira edição, a feira é considerada o principal grande evento do Planalto Central voltado especificamente para a difusão de tecnologia rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário