31 maio 2009

Batata-doce laranja chega ao nordeste

O estado de Sergipe vai conhecer um produto novo e mais nutritivo. A batata-doce alaranjada, será apresentada como alternativa para a utilização na merenda escolar. A cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, de Brasília. Para facilitar a compreensão do agricultor sobre a nova cultivar, a Embrapa vai distribuir uma cartilha com todas as orientações de manejo da raiz.

O lançamento da cartilha acontece durante a III Reunião Anual de Biofortificação que começa neste domingo e vai até o dia 5 de junho, em Aracaju, Sergipe. De acordo com o pesquisador João Bosco Carvalho, a cartilha deverá ser distribuída nas escolas primárias do Estado. “A ideia é trabalhar com professores, merendeiras e alunos para que a criança conheça o produto e induza a família a cultivar os materiais que a Embrapa Hortaliças está disponibilizando”, explica.

A cor alaranjada da nova batata se deve à presença de betacaroteno, o mesmo micronutriente que confere a coloração característica da cenoura e da abóbora e que é convertida pelo organismo em vitamina A. A deficiência dessa vitamina está relacionada à cegueira e infecções, sobretudo em crianças.

Outros estados do Nordeste também vão receber material de reprodução da batada doce laranja, à medida que a Embrapa feche parcerias para fazer a distribuição com prefeituras, secretarias estaduais de educação e órgãos de extensão rural”, afirma João Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário