31 maio 2009

Noventa mil árvores serão plantadas na Paraíba

As 90 mil mudas serão usadas em programa de reflorestamento de 15 assentamentos rurais, na Paraíba. Os beneficiados são agricultores da região do Brejo paraibano que irão receber mudas de espécies arbóreas e frutíferas. As mudas de caju, pinha, graviola, acerola, goiaba, tamarindo, gliricídia, sabiá, leucena, angico, nim e pau d’arco foram produzidas nos assentamentos Osiel Pereira, no município de Remígio, e Pororoca, em Nova Floresta, e ainda em áreas da Associação de Promoção do Desenvolvimento Sustentável (Aprodes), em Bananeiras, e da Associação em Formação de Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), em Araruna.

A educação ambiental e a distribuição de mudas fazem parte da formação de novos apicultores e é considerada um dos fatores determinantes para o sucesso da produção de mel nas regiões do Litoral, Agreste, Brejo e Curimataú paraibanos. Nestes locais, existem cerca de 100 assentados apicultores e 700 colméias em plena produção.

O mel produzido em 22 assentamentos da reforma agrária do Litoral, Agreste, Brejo e Curimataú paraibanos é coletado em 11 unidades de extração construídas em 2008 com recursos do Incra, por meio do Projeto Terra Sol. Toda a produção é beneficiada na Casa Mel.

“A apicultura é uma experiência louvável porque também torna os assentados mais conscientes da importância da conservação das reservas ambientais dos assentamentos e da necessidade de reflorestar áreas degradadas, já que a produção do mel depende das flores”, afirma o superintendente do Incra/PB, Frei Anastácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário