13 maio 2009

A escolha do capim de corte para alimentar o gado

A produção leiteira, na maioria das vezes, é a única fonte de renda do pequeno produtor. Para aumentar a produção e a qualidade do leite é essencial cuidar da alimentação do gado leiteiro. Uma das formas mais indicadas suprir essa necessidade é o capim de corte.

Os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, recomendam o capim-elefante, cultivar napier, como o mais adequado para a produção de capim de corte. Este capim tem um elevado potencial de produção de biomassas, boa adaptação aos diversos ecossistemas e boa aceitação pelo rebanho, sendo utilizado de várias formas para alimentação do rebanho, como capineira, feno, silagem e pastejo.

O valor nutritivo de forrageiras depende do tipo de forrageira, as condições do clima e do solo da região e o manejo de corte. O capim deve ser produzido próximo ao local onde será fornecido aos animas, para facilitar o transporte. O uso de capins de corte é uma solução segura e econômica para não faltar alimentação para o gado durante a seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário