Os grandes desafios mundiais de produção de alimentos e agroenergéticos podem ser superados mais facilmente com a utilização da agricultura irrigada, pois, no início do século XXI, a superfície agrícola mundial em que foram plantados e colhidos produtos correspondeu a uma área de 1,5 bilhão de hectares, dos quais 278 milhões deles sob o domínio de sistemas de irrigação.
A análise comparativa de produtividade entre a agricultura irrigada e agricultura de sequeiro é surpreendente. Apesar de ocupar uma área menos, a produtividade chega a ser quase igual. Em áreas produtivas em agricultura de sequeiro, em torno de 1,2 bilhão de hectares, a produção corresponde a 56% do total colhido, enquanto a superfície agrícola irrigada, embora correspondendo a apenas 18% da área total sob produção agrícola, possibilitou a obtenção de cerca de 44% do total colhido na agricultura.
O Ministério da Integração Nacional é responsável por 99 perímetros públicos de irrigação, que somam 300 mil hectares sob administração pública e onde ainda estão disponíveis para exploração cerca de 100 mil hectares que permitem a geração de 100 mil empregos diretos e mais de 800 mil empregos indiretos. Ainda cabe ao Ministério a formulação e condução da Política Nacional de Irrigação e a promoção de programas e projetos de irrigação e sua autonomia administrativa e operacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário