A criação de búfalos apresenta uma série de vantagens em relação à criação de gado bovino, explicam os pesquisadores da Embrapa Rondônia. A primeira delas é a alta produtividade. Animais com menos de dois anos de idade rendem entre 15 e 17 arrobas e podem ser abatidos para a produção de carne. Para efeito de comparação, um bovino levaria, em média, mais de três anos para atingir o mesmo peso, cerca de 450 quilos.
Outra grande virtude dos búfalos, ou melhor, das búfalas, é o leite. Além de rico em proteínas e minerais, o leite de búfala é adequado para a produção de derivados, como manteiga e queijo, por conta da alta taxa de gordura, em torno de 8%, quase cinco pontos percentuais mais alta que a do leite bovino.
Além de precoce e produtivo, o búfalo é um animal bastante resistente a pragas e doenças. O pesquisador Fábio Barbieri, da Embrapa Rondônia, diz que na criação, os produtores devem ter mais cuidado com o controle do verme Toxocara vitulorum, que ataca bezerros recém nascidos e é uma das poucas ameaças à criação de búfalos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário