O algodão colorido que até agora só vinha sendo plantado na região de Campina Grande, na Paraíba, agora chega ao agreste de Pernambuco. A iniciativa tem o incentivo da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e Desenvolvimento Econômico de Pernambuco que vai orientar o plantio do algodão colorido entre os produtores da agricultura familiar.
A iniciativa vai beneficiar os agricultores familiares do interior e tem como objetivo popularizar a produção do algodão no Estado. O primeiro plantio deve ocorrer já a partir do mês de junho no município de Surubim, a 134 quilômetros do Recife. O trabalho de implantação será de responsabilidade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
O plantio do algodão é uma volta às práticas agrícolas tradicionais. No cultivo tanto da semente, quanto da planta, não são usados adubos químicos nem agrotóxicos. “Serão produzidos tecidos de forma a não contaminar o meio ambiente, sem corantes e até mais saudáveis para o consumidor final”, declara Antônio Ribeiro da Silva, chefe da Unidade de Estudos e Projetos da Secretaria de Agricultura. Depois fazer o primeiro plantio em Surubim, o IPA vai levar o projeto para outras cidades do Agreste, entre elas Passira, Vertente do Lério e Limoeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário