27 junho 2009

Missão norte-americana chega em julho ao país para auditorias em frigoríficos

Os inspetores do Food and Safety Inspection Service do USDA, departamento de agricultura dos Estados Unidos, chegam ao Brasil em 6 de julho com ampla agenda de auditorias em laboratórios e frigoríficos. Eles irão auditar dois frigoríficos em Mato Grosso do Sul, entre 21 e 24 de julho.

Durante o roteiro, os técnicos serão acompanhados por fiscais federais e do estado. Segundo o assessor da área de carnes do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, Carlos Eduardo Tedesco, da Superintendência Federal da Agricultura no Mato Grosso do Sul, será uma inspeção de rotina, apenas para a manutenção da lista de unidades habilitadas para aquele país.

Atualmente quatro unidades no estado estão habilitadas para o mercado americano com uma capacidade média de abate de 5 mil cabeças por dia (incluindo unidades das empresas Friboi, Bertin e Marfrig), porém apenas como fornecedores de matéria prima, pois os Estados Unidos importam somente produtos industrializados (carne cozida ou enlatada).O volume abatido por essas unidades são industrializados em outras plantas, também habilitadas, e exportados para os Estados Unidos.

As unidades a serem auditadas no estado são a do Marfrig, em Bataguassú, e a do Bertin, na capital sul mato-grossense. As visitas acontecem nos dias 21 e 22 de julho, e 23 e 24 de julho, respectivamente. De Mato Grosso do Sul, o grupo segue para São Paulo, onde tem outras auditorias em municípios do interior. A reunião final acontece em 14 de agosto, também em São Paulo, quando os técnicos americanos retornam para Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário