A floricultura movimenta, mundialmente, mais de US$ 90 bilhões e, no Brasil, em torno de US$ 800 milhões. A produção de flores tropicais é o ramo mais novo desse agronegócio, que apresenta alta rentabilidade e grande potencial de exploração, principalmente para abastecer o mercado externo. Mas, para isso, o país precisa investir, por exemplo, em profissionalização e em padronização de produtos.
Com esse objetivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou o programa de Produção Integrada de Flores (PIF), que tem a coordenação da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, no Ceará. E é para difundir o programa que será realizado, no dia 10 de agosto, das 8h às 18h, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, o I Seminário Estadual de Produção Integrada de Flores no Brasil.
Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e coordenador da PIF no Brasil, José Luiz Mosca, o programa busca elevar os padrões de competitividade “por meio da adoção de boas práticas de produção e conceitos de rastreabilidade”. Mosca acredita que o Brasil e, particularmente, a região Nordeste, possui um grande potencial para a atividade. “Temos solos e climas propícios, rotas aéreas regulares e políticas públicas voltadas para o setor, tornando a região privilegiada para o desenvolvimento da floricultura tropical”.
A profissionalização do setor ainda é recente, mas já mobiliza cerca de 4.000 produtores, numa área cultivada de seis mil hectares, com a geração de 120.000 empregos diretos e indiretos. O pesquisador destaca a importância da pesquisa, das inovações tecnológicas e de programas de certificação para que a atividade ganhe impulso no Brasil.
O seminário vai trazer ao Ceará especialistas do Ministério da Agricultura, do Inmetro, do Sebrae e da Câmara Setorial de Flores e produtores. A situação atual e perspectivas da Produção Integrada de Flores no Brasil, o papel do Inmetro na certificação de flores e o panorama da floricultura nacional serão alguns dos temas abordados. O mercado de flores no Brasil, a experiência de um produtor rural, as ações do Sebrae e a Produção Integrada de Flores Tropicais no Ceará também fazem parte da programação. O evento ocorre rua Monsenhor Tabosa, 777.
Nenhum comentário:
Postar um comentário