Foi um crescimento de mais de 500 %. Na safra de milho do ano passado o mercado ofereceu aos produtores 19 cultivares de milho transgênicas, este ano a oferta chega a 104 tipos diferentes de semente. A safra de 2009/2010 terá ainda muita opção de escolha no mercado de sementes de milho: são mais 325 cultivares convencionais.
Segundo os pesquisadores José Carlos Cruz e Israel Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, esse crescimento de novas cultivares se deve a necessidade de ajustes nos sistemas de produção e a definição de respostas a perguntas como “qual será o transgênico que confere melhor controle de lagartas?”, “como será o controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas?” ou “como obter um aumento de produtividade e reduzir o custo de produção final, mesmo com acréscimos no custo da semente?”.
“Na minha opinião, no momento de compra de uma cultivar transgênica, o agricultor tem por objetivo facilitar suas atividades na condução da lavoura, evitando aplicações excessivas de inseticidas ou herbicidas. Outro parâmetro é a busca por aumentos de produtividade e, se possível, meta conciliada a um menor custo de produção, mesmo com o acréscimo no custo da semente. Estas são tendências que irão nortear o mercado”, aposta o pesquisador José Carlos Cruz.
Ainda segundo ele, o grande porcentual de cultivares transgênicas disponíveis para a próxima safra e a consequente redução no uso de agroquímicos implicarão em ganhos para o próprio agricultor e para o meio ambiente. “O aumento da oferta de cultivares transgênicas demonstra um grande incremento no mercado brasileiro de sementes. Comparando-se com a safra 2008/2009, primeiro ciclo agrícola em que o Brasil comercializou oficialmente o milho geneticamente modificado, houve um grande avanço”, afirma José Carlos.
Como é que você pode falar isto:
ResponderExcluir"o grande porcentual de cultivares transgênicas disponíveis para a próxima safra e a consequente redução no uso de agroquímicos implicarão em ganhos para o próprio agricultor e para o meio ambiente. “O aumento da oferta de cultivares transgênicas demonstra um grande incremento no mercado brasileiro de sementes. "
Ganhos? O uso de trang6enicos os deixarão dependentes para sempre destas empresas inescrupulosas como a Monsanto. O uso de trangênciso vêm destruindo os pequenos agricultores dos EUA, que conseguem apenas se manter com o subsídio dado pelo governo americano. Isto sem falar que as plantas trang6encias acabam tendo esporos levados para os terrenos vizinhos e estes sofrem ações na justiça por estarem "üsando" a semente patenteada trangênica. É um crime!
Por favor averigue, sugiro que você se informe mais sobre os efeitos dos trangênicos ao redor do mundo:
http://www.anovaordemmundial.com/2009/09/filme-o-mundo-segundo-monsanto.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/nos-alimentamos-o-mundo-filme.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/07/o-futuro-dos-alimentos.html