05 outubro 2009

Capim elefante próprio para pastejo ajuda a melhorar produtividade do rebanho leiteiro

O capim elefante é uma forrageira tropical com boa adaptação em todo o Brasil, onde é considerada uma das espécies mais importantes para formação de pastagens. O uso do capim elefante sob pastejo rotacionado possibilita a obtenção de produtividade acima de 15.000 kg de leite/ha/ano. A média nacional de produção de leite a pasto é de 1000 kg de leite/ha/ano.

A cultivar do capim elefante para pastejo foi criada pelos pesquisadores da Embrapa oferecendo muitas as vantagens, que, comparada a outras, produz, em média, 30% a mais de matéria seca por ano. As touceiras apresentam formato aberto com crescimento vegetativo vigoroso e rápida expansão, ocupando rapidamente as falhas existentes na pastagem, o que resulta em maior cobertura do solo.

Outra característica importante é a boa aceitação por parte do gado no tocante ao sabor porque tem boa palatabilidade. A Embrapa Gado de Leite vem desenvolvendo pesquisas de cultivares de capim elefante com propagação por meio de sementes, o que virá a facilitar o plantio, levando desse modo a uma maior adoção por parte dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário