A máquina, um mini-descaroçador de algodão, foi desenvolvida pelo pesquisador Odilon Reny, da Embrapa Algodão, para beneficiamento da pluma em pequenas propriedades. Trata-se de um equipamento com 20 serras de 11.3/4 polegadas, adaptada do modelo Arius 350, com capacidade operacional de 2,5 kg pluma por hora. O peso total da máquina é de 250kg, o que possibilita seu deslocamento com facilidade.
Segundo Odilon Reny, esse equipamento foi desenvolvido no intuito de dar uma maior dinâmica ao beneficiamento do algodão dentro da própria área rural de pequenas propriedades e assentamentos. A idéia básica é que ele possa ser operado por pessoas treinadas vinculadas às comunidades beneficiadas.
Outra vantagem é a eliminação da figura do atravessador, uma vez que a pluma já sai da propriedade semi-beneficiada, deixando as sementes nos assentamentos para utilização posterior. Em um dos projetos que conduz, Odilon também tem incentivado o uso deste tipo de implemento de forma coletivizada numa rede de comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário