10 outubro 2009

Produtores de laranja de Alagoas fazem treinamento contra pragas

A proposta é preparar técnicos e produtores de laranja lima de Alagoas para monitoramento de pragas e doenças que afetam a cultura. Eles foram treinados esta semana por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas, na Bahia. O evento que termina hoje, foi coordenado por Maria de Fátima dos Santos e Cristina Loureiro Strehl, da carteira de Agronegócios do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) de Alagoas. As aulas ficaram a cargo do pesquisador Hermes Peixoto Santos Filho, da Embrapa, e pelo agrônomo Ricardo Lopes de Melo, pós-graduando da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O objetivo do evento é promover a instalação da Produção Integrada de laranja lima no Vale do Mundaú, principal produtor da fruta no estado. A Produção Integrada (PI) é um conjunto de técnicas agronômicas que assegura a qualidade e produtividade da cultura, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação para substituição de insumos poluentes, utilizando-se instrumentos adequados de monitoramento do processo e rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.

O monitoramento de pragas e doenças e seus inimigos naturais é um dos itens mais importantes da Produção Integrada. “Técnicos, produtores e funcionários das fazendas devem ser treinados para reconhecer e identificar pragas, doenças e inimigos naturais e também para preencher a ficha de monitoramento e o caderno de campo. Dessa forma, estão aptos a realizar o levantamento eficiente de pragas e doenças, seguindo os parâmetros do Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, afirma Hermes Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário