É a cenoura Planalto, uma cultivar indicada para plantio de verão. Ela apresenta resistência à queima-das-folhas, nematóides e ainda tolerância ao florescimento, o que permite maior período de plantio. A nova cenoura vai ser lançada, oficialmente, hoje, em Brasília, pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliça.
A cenoura Planalto une rusticidade e qualidade de raízes, segundo o pesquisador Giovani Olegário, apresentando raízes de excelente uniformidade, em termos de tamanho e formato, e pouca incidência de ombro verde. Segundo o pesquisador, as raízes da nova variedade são lisas, têm formato cilíndrico, comprimento entre 18 e 22 cm, diâmetro entre 3 e 3,5 cm, ponta arredondada. Outro fator de destaque é a coloração alaranjada intensa das raízes.
Isso representa alta concentração de beta-caroteno, um antioxidante que é convertido pelo organismo em vitamina A. A cultivar ‘Planalto’ apresenta teor de carotenóides pró-vitamina duas vezes maior em relação à cultivar ‘Brasília’, a mais antiga em uso nos plantios brasileiros. Em testes de campo, nas regiões produtoras de Irecê, na Bahia e São Gotardo, em Minas Gerais, a nova cultivar obteve produtividades médias de 72,3 e 51,8 toneladas por hectare, respectivamente.
Para Giovani Olegário, a cenoura ‘Planalto’ deverá conquistar uma fatia importante do mercado junto aos pequenos produtores, sobretudo na Região Nordeste, uma vez que o preço das sementes será bem mais baixo que as de materiais híbridos.
A Embrapa dispõe de sementes genéticas para venda a empresas de sementes. As companhias interessadas no novo material podem obter mais informações por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3385-9110 ou pelo correio eletrônico sac@cnph.embrapa.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário