Este mês o produtor rural vai poder ter acesso ao Atlas de qualidade de água subterânea para fins de irrigação, no Estado de Sergipe. O trabalho é dos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e será disponibilizada na versão impressa. A publicação é composta por mapas temáticos com a distribuição espacial de 14 variáveis de qualidade da água, como pH, condutividade elétrica e ferro; quatro variáveis quantitativas, como vazão e nível dinâmico; e 12 mapas de risco de uso da água para irrigação, elaborados segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
De acordo com os editores técnicos, as informações contidas no atlas devem contribuir para o processo de gestão dos recursos hídricos do estado, constituindo-se em uma ferramenta de apoio à decisão para órgãos governamentais, de crédito agrícola e instituições de pesquisa sobre o uso das águas subterrâneas na irrigação de culturas, considerando os riscos ambientais associados à qualidade físico-química da água extraída dos aqüíferos da região.
O Atlas é resultado da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Semarh) e com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Os editores técnicos são os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ronaldo Souza Resende, Marcus Aurélio Soares Cruz e Julio Roberto Araújo de Amorim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário