04 novembro 2009

Um programa para melhorar a produção de leite de cabra no sertão pernambucano

Os produtores do Sertão do São Francisco começam a trabalhar para estruturar um programa cujo objetivo é melhorar a produção leiteira em toda área. É o programa Balde Cheio, patrocinado pelo Governo do Estado com apoio de uma instituição bancária. O programa beneficia os produtores através de capacitação e transferência de tecnologias orientando-os em áreas como a aplicação de técnicas apropriadas para adubação e manejo de pastagens, manejo alimentar com formulação de ração balanceada, pastejo rotacionado, implantação de controle da produção leiteira, até o melhoramento genético por meio da inseminação artificial.



Os produtores de leite de cabra da Cooperativa Agropecuária do Sertão do São Francisco-Cooaprisco de Santa Maria da Boa Vista, são os primeiros a ter contato com as aplicações do projeto. Durante a primeira reunião do programa foi dado início ao cadastramento dos produtores. Segundo o presidente da Cooaprisco, Josival Agostinho Valêncio, o objetivo agora é conseguir junto ao executivo municipal a disponibilização de um técnico em agropecuária para atuar como extensionista no programa.



O programa Balde Cheio prevê o acompanhamento dos produtores por um ano com aulas práticas e teóricas ministradas pelos técnicos agrícolas cedidos pelos demais parceiros, como as prefeituras municipais e também pela iniciativa privada. Após, a fase de palestras, os técnicos locais irão selecionar os produtores participantes, atendendo a critérios de aptidão e experiência no ramo, entre outros. A previsão é que mais de 100 propriedades façam parte do Balde Cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário