20 junho 2009

Pronaf: governo vai aumentar linhas de investimento para o seguro agrícola

A ampliação de R$ 13 bilhões para R$ 15 bilhões no volume de recursos destinados ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - no Plano Safra 2009/2010, foi discutida nesta sexta-feira (19/06), na Superintendência do Banco do Brasil, em Curitiba, PR.

O diretor de Financiamento de Proteção da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin, definiu esse acréscimo como expressivo, acrescentando que só a carteira de financiamentos do Banco do Brasil aumentará em 25%.

Ao comentar o Plano Safra 2009/2010, que será anunciado na segunda-feira (22/06), em Londrina, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Guadagnin disse que o governo pretende ampliar as linhas de investimento do Pronaf para o seguro por perdas por adversidades climáticas. Atualmente, o seguro é destinado ao crédito de custeio e agora deve ser estendido às linhas de investimento. Aumentará também a lista dos produtos do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar, passando para 36 culturas. A novidade, segundo Guadagnin, é a inclusão de produtos típicos das regiões Norte e Nordeste como castanha, juta, cera de carnaúba e açaí.

Ainda deverão ser ampliados os recursos para as unidades de assistência técnica e extensão rural de todo o país. As mudanças no Pronaf serão implantadas a partir de agosto. As propriedades terão ainda o acompanhamento de técnicos das empresas de extensão rural, que avaliarão as questões ambientais e indicarão a melhor forma de gerar emprego e renda no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário