03 agosto 2009

Cancro cítrico pode ser identificado na Embrapa Roraima

O laboratório de fitosanidade da Embrapa Roraima recebeu, na última semana, uma visita de representantes do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - para avaliar a possibilidade de credenciar o equipamento da unidade no trabalho de identificação do cancro cítrico,que acomete laranjas e limões. A doença, causada por uma bactéria só existia no sul e sudeste do país. Agora, foi identificada em Roraima. "O cancro cítrico faz com que toda a produção seja perdida. “O Programa de Erradicação Oficial diz que devemos localizar, arrancar e queimar as plantas atingidas, para que a doença não se espalhe", explica o responsável pelo laboratório, Bernardo Halfeld.

O representante do Mapa Gilson Westin Cosenza disse que o laboratório da Embrapa/RR apresenta condições iniciais para a realização do trabalho de identificação da doença. "Serão necessários, no futuro, a ampliação e a adequação de alguns quesitos, mas basicamente temos aqui total possibilidade de trabalho", comenta Gilson.

Na visita que fez à Embrapa/RR, o representante do Mapa conheceu também o laboratório de entomologia da unidade e fez as devidas anotações e observações para que ele seja credenciado a trabalhar com o ácaro hindu, que foi recentemente detectado no Estado, pelo pesquisador Alberto Marsaro. A resposta sobre o credenciamento dos dois laboratórios deve sair em alguns dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário