22 julho 2011

Um jeito de não usar agrotóxico na produção cana-de-açucar orgânica


Controlar quimicamente as plantas daninhas nas lavouras é uma prática amplamente utilizada entre os produtores de cana-de-açúcar para indústrias sucroalcooleiras. entretanto, quando se trata de um canavial destinado à produção de açúcar orgânico este não é um procedimento adequado. Nesse caso, quando não é possível retirar essas plantas invasoras com a utilização de máquinas, o trabalho acaba sendo feito de forma manual. Como alternativa, há a possibilidade de utilização de plantas de cobertura nas entrelinhas da cana.


“Além de proteger a superfície, a adubação verde melhora a qualidade do solo”, afirma a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Arminda Moreira. A adubação verde é uma tecnologia que corresponde ao uso de espécies vegetais (adubos verdes/plantas de cobertura) em sucessão, rotação ou em consórcio com as culturas. “O objetivo é buscar a proteção da superfície, bem como a manutenção e a melhoria da qualidade físico-hídrica, química e biológica do solo, em todo seu perfil”, explica.

Com a intenção de analisar as melhores opções de espécies vegetais que poderão ser utilizadas com esse objetivo, técnicos da usina Goiasa e pesquisadores da Embrapa Cerrados, já analisaram diferentes espécies vegetais que podem ser utilizadas como plantas de cobertura “Estamos buscando plantas semi-perenes que possuem crescimento rápido e tenham porte mais baixo, para que não abafem a cana”, afirmou Wellington Pereira, da Goiasa.

De acordo com a pesquisadora, dentre as plantas de cobertura pesquisadas na Embrapa Cerrados, algumas espécies possuem essas características, como: tolerância ao estresse hídrico, elevada produção de biomassa, fixação biológica de nitrogênio (FBN), ciclagem eficiente de nutrientes, proteção do solo contra erosão e controle de plantas invasoras. “Espécies vegetais com ciclos perenes ou semi-perenes facilitam os cultivos em consórcios com cana-de-açúcar”, explica. Segundo ela, as plantas de cobertura que mais atendem aos requisitos solicitados para o consórcio com cana são o Feijão-bravo-do-ceará, Crotalária anagiróide, Tefrósia cândida, Arachis pintoi.

2 comentários:

  1. Trabalho em um laboratório que desenvolveu um produto específico para cana, totalmene organico, se tiver interesse mande email rafanapoleao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo, gostaria de sugerir uma estrevista da Radio Estrada Afora sobre a cultura da cana.
    abs
    Guilherme Pedroso,
    ESALQ/USP

    ResponderExcluir